domingo, 28 de setembro de 2014

A foto do dia

Isto é raro: Niki Lauda a guiar o Brabham BT49 no circuito de Montreal, preparando-se para o GP do Canadá de 1979. Porque é que digo que é raro? Porque nesse dia, o piloto austríaco saiu do carro e falou com Bernie Ecclestone que deixaria de correr, com efeito imediato. Faz agora 35 anos que tal aconteceu.

A decisão parecia ser chocante para muitos, mas quem conhecia a carreira e os feitos do então bicampeão do mundo, sabia que ele nunca foi um piloto "manso", e sempre disse o que pensava, não se importando de afrontar quem lhe deu uma oportunidade, como Enzo Ferrari.

Mas naquele dia em Montreal, estava simplesmente cansado de correr. Tinha descoberto a aviação e a sua mente cada vez ficava cada vez mais ligada para aí. Queria montar a sua própria companhia aérea, e a má temporada com o Brabham BT48, com motor Alfa Romeo - apenas quatro pontos, três deles ganhos na corrida anterior, em Monza, precipitaram para essa decisão.

Bernie Ecclestone, seu patrão, não perdeu tempo: chamou o argentino Ricardo Zunino para o seu lugar e deu uma chance ao seu outro piloto. Um jovem brasileiro chamado Nelson Piquet. O resto é história.

P.S: Sobre o que aconteceu nesse fim de semana canadiano e o que ele fez entre retiradas, podem ler o que escrevi no site Motordrome.

2 comentários:

Por Dentro dos Boxes disse...

grande Lauda... sempre preciso nas pistas...

chegou a ser chamado, pelos mecânicos da McLaren quando por lá correu, de 'piloto computador' tamanha era sua regularidade...

abs...

Cacto F1 disse...

Paulo Alexandre, antes de tudo, parabéns pelo seu Blog, o qual acompanho com prazer há alguns anos. Para mim Lauda foi um dos melhores de todos os tempos. Veloz, técnico e corajoso. O que ele fez em 1976,depois de Nurburgring, foi heróico. Só vejo semelhança com o caso de Zanardi, outro herói das pistas. Acabei de "fazer" uma réplica do capacete que Lauda usou em 76. Se tiver curiosidade de ver o resultado, me de o prazer de sua visita em meu humilde Blog. Abraço, Osny - Jaboticabal-SP-Brasil. www.cactof1.blogspot.com.br