quarta-feira, 25 de março de 2015

O fim do Top Gear como o conhecemos

As noticias já circulavam desde ontem à noite na imprensa britânica, mas hoje apareceu o comunicado oficial: a BBC decidiu não renovar o contrato com Jeremy Clarkson do programa Top Gear. Não se sabe se terá efeito imediato, ou se deixará que ele faça os programas que faltam fazer, juntamente com James May e Richard Hammond.

O diretor da BBC, Tony Hall, afirmou hoje em comunicado oficial que "foi com grande pena que comuniquei a Jeremy Clarkson que a BBC não irá renovar o seu contrato. Foi uma decisão que não tomei de ânimo leve, tomei-a após uma ciudadosa consideração dos factos e após ter-me reunido pessoalmente com Clarkson e Tymon [Oisin Tymon, o produtor irlandês agredido em Newcastle]", começa por dizer. 

"Obviamente que nenhum de nós queria estar nesta posição. esta decisão não poderá, de maneira alguma, subtrair a extraordinária contribuição que Jeremy Clarkson fez à BBC. Sempre fui um admirador pessoal do seu trabalho e do Top Gear. Jeremy têm um grande talento. Apesar de sair da BBC, tenho a certeza que irá entreter as audiências televisivas nos próximos anos", continuou.

"A BBC terá de renovar o Top Gear para 2016. Será um grande desafio e não pretendo dizer o contrário. Pedi [ao produtor] Ken Shilinglaw para arranjar a melhor maneira de colocarmos isto nos próximos meses. Também pedi a ele como é que iremos resolver os episódios que ainda faltam para terminar esta temporada", concluiu.

À partida, podemos dizer que a BBC aguentou a pressão. Aguentou a pressão de um apresentador popular, mas irascível. Aguentou a pressão de um milhão de pessoas, um pouco por toda a Grã-Bretanha e do resto do mundo, através de uma petição, entregue com grande aparato, à sede da cadeia de televisão britânica para o recolocar no seu lugar, e colocou em risco cerca de 200 milhões de libras anuais, que são as receitas brutas que a marca faz graças aos seus licenciamentos, aos seus programas ao vivo, e às revistas que são publicadas não só no Reino Unido, mas noutros países.

Posso ser mauzinho e dizer que cederam ao politicamente correto, mas creio que esta é uma ação censurável por parte desse orangotango. E estava debaixo de fogo por causa do que fez no passado, as provocações e o seu politicamente incorreto, onde aproveitava todas as chances de insultar quem quer que seja, chegando a roçar o racismo. Mas mesmo o próprio Clarkson sabia onde ficavam as linhas vermelhas, tinha consciência disso.

O problema é que agora, abriu-se uma caixa de Pandora. Desde 2003 que o programa é apresentado pelo trio de jornalistas que conhecemos, e foram eles, com a sua química e carisma, que fizeram o programa tal como o conhecemos agora. Nos dias que se seguiram a esta polémica, soube-se que os três estavam a negociar a renovação do seu contrato com a BBC. E soube-se também que houve a hipótese de eles acabarem esta temporada sem Clarkson, algo que May e Hammond recusaram, em solidariedade com aquele gorila. Assim sendo, a hipótese de que os outros dois apresentadores seguirem Clarkson e não renovarem contrato, é bem real.

E caso isso aconteça, é a alma do programa que se vai. Claro que o Top Gear não morrerá, ele existe desde 1977. E não vou ao ponto de dizer que mataram "a galinha dos ovos de ouro", porque ele vai continuar com outros apresentadores. Mas os três arrastam mais gente, desde produtores e cameraman (apesar de Clarkson ser uma pessoa intratável por trás das câmaras), e os canais privados - e não só - estão dispostos a ter este senhor, pelo seu carisma, popularidade e politicamente incorreto, por muito que os seus detratores o odeiem. E todos sabem que os novos programas que ele fará - sozinho ou acompanhado - terá à partida uma legião de seguidores fiéis.

Hoje abriu-se uma nova era, resta saber se o Top Gear sobreviverá a isto. Quero acreditar que sim, mas o - ou os novos apresentadores - vão ter de caminhar no politicamente correto. E vão aguentar tudo, especialmente aqueles que dirão que o programa não é nada sem eles. Não quero estar na pele deles.  

2 comentários:

Por Dentro dos Boxes disse...

Vai deixar saudades esse programa...

Ron Groo disse...

Ainda acho tudo muito surreal demais...

Bem, vamos aguardar... O time há de se reunir em outra emissora.