sexta-feira, 29 de maio de 2015

A(s) foto(s) do dia

Kimi Raikkonen, na última volta do GP da Europa de 2005. Faz agora dez anos que esta imagem aconteceu no circuito de Nurburgring, quando a suspensão frete-direita do seu McLaren não aguentou mais o esforço a que estava sujeito desde meados da corrida, por causa das constantes travagens.

Em 2005, as regras da FIA faziam com que os pilotos andassem com o mesmo jogo de pneus do principio até ao fim, e só poderiam trocar de pneus caso a situação fosse de emergência. A ideia era haver resistência a aumentar a incerteza no resultado, mas colocava os pilotos em perigo por causa de uma exposição excessiva.

Os problemas de Raikkonen começaram no terço final da corrida, mas a McLaren decidiu arriscar, julgando que tudo iria aguentar até à meta, e a diferença para o segundo classificado, então na posse do Renault de Fernando Alonso, começava a diminuir. Era legitimo apostar nos dez pontos do que levar para casa oito, pensando que afinal, as coisas estariam mais seguras do que pensavam e pecassem por excesso. Decidiram pecar por falta, e falharam por pouco menos de uma volta de algo que poderia ter sido a sua terceira vitória consecutiva.

As apostas são assim: por vezes resultam, outras vezes não. Quem lucrou foi Fernando Alonso, que conseguiu dez pontos e foi, imparável, rumo ao seu título mundial.

Sem comentários: