domingo, 2 de agosto de 2015

WRC 2015 - Rali da Finlândia (Final)

Como seria de esperar, Jari-Matti Latvala conseguiu vencer em casa, batendo por 13,7 segundos o seu companheiro de equipa, Sebastien Ogier, mas o piloto francês consolidou o comando no campeonato do mundo, com um avanço de quase cem pontos, quando faltam cinco ralis para o seu término. Após a banderia de xadrez, o piloto francês foi o primeiro a felicitar o seu companheiro de equipa pela vitória. "Foi uma batalha tremenda com o Jari-Matti. Este fim-de-semana foi fantástico. Adorei. O Jari-Matti foi tão forte. Esteve muito bem. Não tenho problemas em ser batido por ele no seu país nesta prova", afirmou o campeão do mundo.

No lugar mais baixo do pódio ficou o norueguês Mads Ostberg, no seu Citroën. Ele herdou o lugar de Kris Meeke, mas mereceu chegar lá por força de uma prestação muito constante, chegou ao pódio. "É muito bom chegar ao fim. Adorei o rali. Sinto-me bem por voltar e lutar depois do que aconteceu na Polónia", disse.

Mas o dia começou com o finlandês a querer resolver a contenda o mais depressa possivel, na classificativa de  Myhinpää, com 14,3 quilómetros de extensão, conseguindo um avanço de... 0,2 segundos sobre Sebastien Ogier. "É um alívio. Que montanha russa. É um troço impressionante, confesso. Saltamos em sítios em que não estava à espera", contou o líder do rali no final da classificativa. Já Sébastien Ogier, assumiu que o troço é fantástico e tem um grande respeito pelo mesmo. Mas desportivamente, esta passagem foi "um reconhecimento a alta velocidade".

No Power Stage, Ogier foi o melhor, com Latvala logo a seguir, e Kris Meeke no terceiro posto, conquistando cada um os pontos correspondentes.

Depois deles, veio Thierry Neuville, que fez um rali de trás para a frente, onde o quarto posto acabou por ser uma recompensa por tudo o que aconteceu. "Não podíamos ambicionar mais do que o quarto lugar. É bom para o campeonato de construtores. Não estou satisfeito com o rali mas o resultado é bom", explicou. Ott Tanak foi o quinto e o melhor dos que apareceram em "Rally2", para além de ser o melhor dos Ford. O piloto estónio hipotecou as possibilidades de chegar ao pódio logo na sexta-feira, mas voltou a mostrar que em ralis rápidos tem uma palavra a dizer. "Não é a mesma coisa quando estamos a lutar por uma posição. Foquei-me nas notas e em encontrar boas trajectórias", sublinhou.

Para Juho Hanninen, o sexto lugar final demonstrou o seu talento, agora que está a correr em part-time. Com o seu Ford Fiesta WRC e sem muitas chances de testar, conseguiu chegar no fim nos pontos. Martin Prokop foi o sétimo, seguido pelo melhor dos WRC2, o Skoda de Esapekka Lappi. Pontus Tiedmand foi o nono e o italiano Lorenzo Bertelli conquistou aqui o seu primeiro ponto da temporada a bordo de um Ford Fiesta WRC.

Na geral, Ogier tem agora um avanço de 89 pontos sobre Latvala (182 contra 93), com Ostberg a subir para o terceiro lugar, com 84 pontos, um a mais do que Kris Meeke. O WRC continua daqui a três semanas em paragens alemãs.

Sem comentários: